quinta-feira, 20 de maio de 2010

Adoração



Leia comigo em João 4:23

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”

Quantas vezes já não lemos esta passagem ou mesmo ouvimos algum pregador citar ela durante a pregação? Eu mesmo já perdi a conta, mas graças a Deus que a Sua Palavra sempre se renova, afinal de contas ela é viva.

Bom, mas o meu propósito como já foi possível perceber é falar sobre “adoração”. Mas essa adoração de que falo não fica somente reservada quando cantamos cânticos durante o louvor na igreja. A adoração a Deus e toda a adoração é feita a Ele e somente a Ele. Eu vou separar alguns pontos importantes da nossa adoração.

A compreensão do Louvor

“Por que Deus criou o homem (no caso toda a humanidade) a sua imagem e semelhança?”Gn 1:27

O propósito que Deus nos fez foi para louvor do Seu santo nome, nos fez para que nós somente o adorasse. Ele chama toda a sua criação para o adorar.

"Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas hostes! Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes! Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus! Louvem eles o nome do Senhor; pois ele deu ordem, e logo foram criados.Louvem eles o nome do Senhor, pois só o seu nome é excelso; a sua glória é acima da terra e do céu."

Salmos 148:2-5,13

Mas será que nós como filhos de Deus e sabendo que somos herdeiros e co-herdeiros por amor de Cristo Jesus temos compreensão do nosso louvor e adoração a Deus? Creio que não.

Não temos noção do que a nossa adoração pode fazer no coração do nosso Deus. Quando abrimos as nossas bocas para agradecer, para o adorar dizer que Ele é Santo e tudo o mais. E no fim dizer que o amamos. Imagine você que é pai ou mãe, um dia o seu filho tão inocente, tão frágil e pequenino virar para você e dizer – “Papai ou Mamãe, eu te amo!” – Eu te amo! São três palavrinhas que fazem uma tamanha diferença na vida de uma pessoa.

E nós somos como esse pequeno filho, somos tão pequenos, tão frágeis, tão fracos e também não conseguimos compreender quando dizemos a Deus – “Pai, eu te amo!” – Não conseguimos ver o poder que há nestas palavras quando elas chegam ao coração do Pai.

Porque as vezes somos tão carnais que queremos ver um sinal do resultado da nossa adoração imediatamente. Mas as coisas no mundo espiritual não funcionam assim. A Palavra do Senhor nos diz o seguinte:

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” Jo 4:24

Em outras palavras a adoração ao Senhor não é feita por interesses, por algo em troca. Se fosse assim Deus teria nos pedido algo em troca assim que Cristo tivesse ressuscitado. Não me entenda mal quando eu me refiro a “algo em troca” quero dizer que Deus concluiu o seu plano de redenção ao homem sem segundas intenções, sem a menor intenção de impor algo ao ser humano.

Consegue entender agora o real propósito da minha, da sua, da nossa adoração? Mas não se esqueça o ato de adorar a Deus é individual, afinal eu e você temos formas diferentes de nos envolver na presença do Espírito do Senhor, sendo que seja em reverencia e profundo temor não há problema algum.


O Poder Contido Na Adoração

* O poder para Libertar:

I Samuel 16:23

“E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.”

Através dessa passagem vemos o poder que há no louvor de quem sabe o que é adorar a Deus. Davi sabia muito bem a importância da adoração, ele nasceu para isso não que seja uma herdade da sua descendência. Ele sim, tinha um coração voltado para Deus não é a toa que recebe de Deus o título de “homem segundo o coração de Deus”.

De fato a adoração possui o poder de libertar, mas é preciso que haja uma preparação antes. É fundamental que quem adore a Deus se prepare antes em oração, em jejum para que a carne, que vontade do “eu” se quebre assim como um vaso de barro para que desça ao oleiro e se faça novamente um vaso de adoração.

Muitas vezes vemos ministros de louvor cantando, tocando perfeitamente. Gravando CDs, DVDs. Mas nos esquecemos de ver o que estas pessoas que entregaram a sua vida a Jesus passaram, o que elas tiveram que enfrentar em suas vidas para estarem a frente dizendo a muitos o que o poder da adoração e todo o Evangelho de Cristo fizeram em suas vidas. Literalmente uma transformação.

E assim como os ministros de louvores nós também somos. Somos ministros da nossa adoração pessoal para com o Senhor. Veja bem, você pode estar na presença de pastores, de bacharéis da palavra, de amigos e etc. Mas será que você pode ficar sozinho no seu quarto com Deus, sentindo no seu intimo o seu doce Espírito tocando e ti chamando cada vez mais para o adorar? Ah! Meu amado irmão, é tão maravilhoso quando percebemos o poder da nossa adoração quando sentimos o toque do Espírito do Senhor, porque as vezes nos esquecemos desse toque especial. E simplesmente nos esquecemos.

Assim como Davi tocava sua harpa com suas mãos e libertava o rei Saul do espírito mau, assim é você quando adora a Deus dizendo que Ele é Santo. Isso não é uma afirmação é uma profecia sobre a sua vida, Em nome Jesus Amém!

* A Adoração rompe as prisões:

Atos 16:25-26

“E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.

E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.”

Este versículo narra a breve passagem do apóstolo Paulo acompanhado de Silas a Filipos, uma colônia romana. Enfim, o motivo que me leva fazer menção desta passagem é que assim que Paulo e Silas foram presos tudo contribuiu para que eles tivessem os melhores motivos para não adorarem a Deus.

Afinal de contas foram açoitados e eu creio que isso deve doer bastante e depois jogados ao cárcere. Agora imagine você ali cheios de motivos para não adorar o Senhor. Mas eles tiveram uma atitude diferente, eu creio que aqueles dois homens tinham em mente o poder de uma adoração assim como Davi com a sua harpa.

Então imediatamente começaram a “orar e cantar hinos a Deus” e poder da adoração foi tão grande que produziu uma reação em cadeia assim podemos dizer. Que todas as selas e todas as corrente foram fendidas isso tudo através de uma adoração.

Assim como Paulo e Silas estavam presos hoje muitos de nós também deixamos que prisões nos impeçam de adorar a Deus. Mas é claro que você pode estar pensando que “falar é fácil” e muito mais. Mas como identificar o que nos impedi de adorar o Senhor? Lembre- se, amado, de foi falado que a adoração é individual? Pois esta é a hora que temos para você perceber e corrigir o que lhe impedi de adorar.

O sábio rei Salomão nos escreve no livro de Eclesiastes 3:1 que “debaixo dos céus há tempo para tudo” . Em outros palavras quando você está na igreja ou mesmo em um momento de adoração este momento não foi reservado para você e outros em vão. Se é um momento de adoração então deve- se adorar. Agora se você quer fazer outra coisa a não ser adorar a Deus na beleza da Tua Santidade então está aí o impedimento, está aí a prisão que lhe segura para ir adiante.

Como é possível se livrar desta prisão? Você deve orar a Cristo consciente de que está errado, de que precisa aprender adorar a Deus, esse seria um dos primeiros passos a serem dados. A partir daí o Espírito do Senhor irá tocar no teu coração e lhe conduzir ao caminho da adoração.

Jovem, adore o Senhor

Para você qual sinônimo ideal para JOVEM? Eu fiz esta pergunta porque é algo que devemos nos preocupar dentro e fora da igreja. Nos preocupamos em dizer para os jovens que é perigoso usar drogas, que é perigoso cometer crimes ilícitos, que não é certo roubar e matar. E até falamos sobre sexo, sobre namoro com eles e esquecemos de ver se a vida espiritual do jovem cristão está ou não saudável.

Eu vou explicar melhor!

Atualmente na igreja o jovem quer ser diferente, quer ser atual, dentro dos padrões da moda. E automaticamente influencia na sua vida espiritual e na sua adoração. O que vemos hoje é uma busca instantânea por adoração em eventos como congressos, seminários e aí por diante. Não que isso seja errado, pelo contrário isso contribui para edificação da igreja. Mas veja bem, o jovem vai em um evento desse e adora, pulo, ora, chora, é cheia do Espírito e todo esse mover só fica ali. Não há uma preocupação por buscar manter esse mover. O que acontece muitas das vezes é que voltam movidas pelo Espírito do Senhor ao sua cidade de origem e depois de um certo tempo a unção acaba e depois de mais um certo tempo não há mais nenhum vestígio de que o Espírito do Senhor habitou o coração deste jovem.

Eu me preocupo com os jovens que já são o futuro da adoração do Senhor. As vezes nos preocupamos tanto em agradar quem está ao nosso lado que esquecemos que a nossa adoração é para Deus e não para homens. A partir do momento em que você tocar o coração de Deus com a sua adoração, como uma atitude verdadeira assim como Davi, Paulo, Silas e muitos outros você não desejará sair desta doce presença.

Então adoremos a Deus e somente a Ele, que venhamos dar o real valor a sua Palavra. Amém.

Nenhum comentário: